__________________________________________________________________

domingo, 13 de fevereiro de 2011

IMAGENS E DOCUMENTOS, 1


clique na imagem para a ampliar

Sesimbra, 9 de Maio de 2009. Átrio da Biblioteca Municipal. António Telmo e António Cagica Rapaz estão à conversa, durante a sessão de apresentação do livro Congeminações de um Neopitagórico, da autoria do primeiro. A objectiva captou a cumplicidade dos olhares trocados entre os dois escritores, amigos sesimbrenses de longa data. Como Cagica nos conta em O Damião e o Deca, foi o filósofo quem o iniciou no bilhar (há, sobre este motivo, uma crónica dos Noventa e Tal Contos que ainda aqui há-de ser publicada) e no xadrez, entre o Central e o Grémio, numa espécie de triângulo que se fechava junto à mercearia do Arménio, na redacção de O Sesimbrense. E é justamente este jornal, em que colaborou, que Telmo, na fotografia, agora generosamente facultada por Pedro Sinde, está a ler. Trata-se da edição de 30 de Abril desse ano, onde publicou o seu derradeiro escrito de temática sesimbrense: Acontecimentos extraordinários na Sesimbra de outrora. Meses antes, em Dezembro de 2008, Cagica Rapaz publicara excepcionalmente naquele jornal, onde, havia quase uma década, deixara de colaborar, uma crónica sobre o Alfredo, do Pinto & Pinto. Também a última que ali viria a dar a lume.

A António Telmo é inteiramente dedicado o colóquio que amanhã e depois de amanhã terá lugar no Palácio da Independência, em Lisboa. O programa pode ser consultado aqui.

1 comentário:

  1. Parabéns ao mentor Pedro Martins e sobretudo ao amigo do CR, como sempre foi testemunhado por quem esteve atento. A amizade é esse despojamento em benefício do outro.

    JP.RA

    ResponderEliminar