__________________________________________________________________

sexta-feira, 13 de maio de 2011

LÍBERO E DIRECTO, 9



Gazeta dos Desportos

António Cagica Rapaz

Foi no início da década de 80 e o jornal era novo, era uma boa aposta. Eu estava em França e comecei a escrever por iniciativa de Alves dos Santos a quem dediquei a primeira das minhas crónicas que tinham o título genérico de À meia volta.

Contrariamente ao que sucedia no Record, não conhecia a equipa da Gazeta e só fui uma vez à redacção, pouco antes de cessar a colaboração.

Sendo os meus temas por vezes arrevesados, poderia ter sucedido que me pusessem algumas dificuldades, o que eu teria compreendido. Nunca tal aconteceu, nem mesmo quando abordei aspectos delicados ocorridos ao longo dos anos em que joguei.

Apreciei a abertura e a disponibilidade, e penso ter vivido na Gazeta a fase mais inteerssante e rica dos meus exercícios de aprendiz de cronista ligado ao futebol.

Foram três anos, muitas dezenas de crónicas e a  convicção de ter feito, pontualmente, algumas boas peças, focando assuntos importantes, se é que em futebol alguma coisa é relevante.

A úncia sombra surgiu quando Wilson Brasil decidiu contemplar-me comum dos seus patéticos troféus Gandula. Não só recusei como escrevi um artigo a explicar porquê. Em resumo, dizia que qualquer distinção só tem valor quando é rara, o que estava longe de ser o caso dos troféus Gandula. Ironizei, dizendo que, em Protugal, só um jogador da 3.ª divisão regional em Trás-os-Montes ainda não tinha sido gandulado.

O director, Joaquim Queirós, telefonou-me, muito amavelmente, e pediu-me para não publicar o artigo, o que aceitei, sem hesitar. Por acaso, no dia da festa, estava em Lisboa, por motivos profissionais, mas não assisti. No dia seguinte, Wilson Brasil escreveu que eu não pudera estar presente por me encontrar em França, mas que lhe tinha escrito uma carta a agardecer, muito emocionado, o troféu com que me distinguira.

Nâo achei necessário rectificar a capciosa manipulação, e apenas reforcei a idiea que me levara a recusar o prémio.

Embora nunca me tenha sentido como fazendo parte da equipa, dada a circunstância de, na altura, não estar a viver em Portugal, ficaram-me muito boas recordações da Gazeta dos Desportos...

Sem comentários:

Enviar um comentário