__________________________________________________________________

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

AO REMINHO PELA BORDA D'ÁGUA, 23


Esplanada do Café Central. Foto tirada daqui.


Elizabeth*

António Cagica Rapaz

Ainda o Turismo dava as primeiras voltas no berço de Sesimbra quando ela fez a sua aparição.

A esplanada do café Central emudeceu. Os homens acotovelaram-se e as senhoras interromperam as rendas e as conversas de veraneio.

A vila habituou-se a ela, com a cobiça dos homens e o despeito das mulheres.

Verão após Verão, a Elizabeth não falta para nos recordar que mais um ano passou para nós, já que ela é sempre Verão, o tempo passa-lhe ao largo…

No relógio da sua vida, os meses frios da Alemanha são grãos de areia que ela espalha, alegremente, na nossa praia. Quando chega, vira o relógio ao contrário e o tempo recua. Ela vive de dia e diverte-se à noite.

A sua filosofia é muito simples. Não se vive trezentos anos. Cada dia pode ser a véspera do último, a vida é para ser vivida sem hesitações, sem restrições nem preconceitos. Enquanto a maioria pergunta «Porquê??», ela sorri, levanta o copo, brindando a um deus seu conhecido e diz apenas «Porque não?»

Os outros falam, olham, criticam um bagaço a mais, uma gargalhada ruidosa e ficam presos à terra lamacenta da inveja, do puritanismo bolorento e da frustração. Quando acabam de comentar, ela já não está, perdeu-se na noite que antecede um novo dia que é para ser vivido com a mesma alegria, a mesma loucura, a mesma frenética vontade de agarrar a vida com as duas mãos, gozar do Sol até que o último raio desapareça por trás do mar.

A Elizabeth embriaga-se de vida…

____________
* Publicado no Jornal de Sesimbra, na rubrica “Quando morre a madrugada – Retrato de uma Certa Sesimbra: Aos filhos da noite”.

3 comentários:

  1. Faz-nos bem constatar que ainda vão existindo algumas Elizabeth's por esse mundo fora, nem que seja para nos recordar que cada segundo em nossas vidas deve ser aproveitado como se não existisse um amanhã.

    Pois tal pode mesmo vir a suceder, nunca sabemos quando...

    Boa noite, ó Mestre!!!

    ResponderEliminar
  2. Visita "O Adepto Sesimbrense"

    http://oadeptosesimbrense.blogspot.com/

    O Adepto Sesimbrense!

    ResponderEliminar
  3. Falando em "Filhos da Noite" vem à lembrança uma interessante entrevista do Mestre à Sesimbra TV (O Rosto e a Palavra), dedicada exactamente a este tema.
    Parece que, infelizmente já não se encontra acessível para consulta.
    E é pena.

    BOA NOITE, Ó MESTRE!

    ResponderEliminar