__________________________________________________________________

quarta-feira, 21 de julho de 2010

AO REMINHO PELA BORDA D'ÁGUA, 21


António do Porto*

António Cagica Rapaz

Não sei qual a relação entre ele e o porto, mas a seu lado estamos sempre ao abrigo da tristeza.

– Ó António, não vais aos touros?

– Oh, ver um espectáculo tão bárbaro?

Diálogo que se retoma a cada passo, com a réplica bem humorada do António que logo salta com a agilidade de um jovem quem ele será até ao fim.

Na sua simplicidade, com a sua permanente boa disposição, um sorriso que lhe vai de orelha a orelha (e que grandes são as orelhas e o sorriso) destacando ainda mais o a nariz altaneiro.

Numa das mãos as castanholas, na outra a gaita de beiços de onde saem marchas militares, valsas, viras e tudo quanto vier à borda.

Ultrapassado o cabo dos setenta anos, o António continua senhor de um corpo ágil, pleno de «ginástica» e, para ele, tudo é formidável.

Na Sesimbra boémia ele tem um lugar muito especial. Vive com alegria, vibra com a música, toca e dança, dança só ou com «ladies» da sua idade (mas não só). Porém o seu coração é puro, os dedos acariciam sem intenções ocultas. O António é um boémio com alma de criança. Ri, canta, dança e toca mas não toca no que não deve, não se aproveita da euforia e da confusão, não crava cigarros nem copos…

Todos conhecem o António Piedade Formidável do Porto e todos o estimam. Ele ficou mais só quando a sua companheira lhe faltou numa noite fria de um Natal que rasgou sulcos de lágrimas naqueles olhos que não sabiam chorar.

Nas noites quentes de Verão, o António senta-se à porta a olhar as estrelas e toca baixinho a gaita de beiços até adormecer com o seu sorriso de menino velho…

____________
Publicado no Jornal de Sesimbra, em 1974, na rubrica “Quando morre a madrugada – Retrato de uma Certa Sesimbra: Aos filhos da noite”.

2 comentários:

  1. Mais um António a fazer jus ao seu "Formidável" nome...

    BOA NOITE, Ó MESTRE!

    ResponderEliminar
  2. Formidáveis Antónios, de facto!

    Boa noite, ó Mestre!!!

    ResponderEliminar